Etapas para criar jogo
ST’ARTE Make - Professor mediador – Aluno protagonista
Que tal você escolher, pesquisar, criar ou desenhar as imagens para o seu jogo?
Neste ambiente você tem a oportunidade de personalizar o jogo conforme o tema, assunto ou conteúdo de seu interesse. Vamos lá?!!!!
O professor insere as imagens no ambiente virtual e o aluno descobre e pesquisa sobre elas.
ST’ARTE Make - Objetivos do Jogo Personalizado
Neste ambiente virtual, o professor e os alunos podem personalizar o jogo conforme seus objetivos em uma aprendizagem baseada na leitura de imagens a fim de estimular a observação, a imaginação, a curiosidade, a investigação e a expressão do indivíduo.
Materiais necessários:
Estudante- um celular com leitor de qrcodes.
Professor- um computador ou smartphone para downloads das imagens a serem inseridas no jogo.
Um jogo de cartas ST’Arte para cada grupo de 5 a 10 alunos ou imprimir os jogos como sugerido nos links abaixo.
Tempo de execução:
Vai depender dos procedimentos que o professor irá definir com a turma na escolha do tema.
Geralmente uma aula de 50 ou mais min para pesquisa, leitura de imagens (com questionários elaborados pelo professor), produção e/ou impressão do jogo.
Veja as indicações para a produção do jogo:
1) Tema, escolha um assunto
Exemplos: Trabalhadores- Artelocal - Obras dos artistas
Plantações- Arte Regional –Obras dos artistasw
Miséria X riqueza- ArteBrasileira – Obras dos Artistas
Arte Brasileira – imagens de trabalhadores
Arte Brasileira – imagens da natureza
Exposição Atual -
Arte da pré história –
Arte da Idade Antiga -
Arte da Idade Média -
Arte da Idade Moderna -
Arte da Idade Contemporânea –
A imagem do jogador - Sua história
2) Divida a turma em 10 grupos
3) Selecione dez imagens diferentes sobre o tema escolhido e dê uma imagem para cada grupo
Essas imagens podem ser produções dos alunos, fotografias deles, ou imagens pesquisadas em ambientes virtuais referentes ao assunto ou conteúdo a ser estudado.
4) Cada grupo irá:
1) *pesquisarsobre a imagem recebida. Veja sugestões de pesquisa:
www.itaucultural.org.br www.pinturabrasileira.com
2) * ler a imagem;
Ao ler as imagens pode-se seguir as sugestões referidas na carta do mediador, tais como: 1) Questões de interpretação pessoal:
O que você sentiu ao ver a imagem? Quais sentimentos?
Como você se sentiria se estivesse dentro da obra? Se você pudesse estar dentro da pintura, em qual lugar você gostaria de estar?
O que será que é possível fazer para manter esta imagem hoje ou a modificação dela na nossa vida? A arte pode ajudar?
2) Questões Descritivas
Você pode pesquisar sobre a imagem ou responder a algumas destas questões:
Há objetos,paisagem, retratos, animais nesta obra? Qual estilo de pintura?
Quais as cores que prevalecem? São cores quentes? São cores Frias? Neutras?
Quais as formas predominantes na imagem? Formas arredondadas? Retas? Que efeitos criam? De movimento ou estáticas?
Existem símbolos, marcas? Eles fazem parte da nossa cultura?O que significam?
Que tipo de texturas existe na imagem? Lisa grossa, áspera? Em quais elementos?
Que efeitos visuais o artista conseguiu?
Há contraste dos elementos?
Há uma figura central? Há algum elemento que dá equilíbrio ou desiquilíbrio?
Como é o tratamento da cor em relação às formas? Há contraste? Há volume?
Como é o fundo? Qual a relação entre a figura e fundo?Completam-se ou se separam?
3) Questões do contexto
A realidade da obra é a mesma de hoje?
Há algo em comum com a nossa vida hoje?
Você já viu alguma imagem semelhante a esta em sua vida?
Você pintaria uma imagem assim hoje? Como seria esta imagem?Que elementos, objetos, paisagens ou seres você acrescentaria?
É possível viver com a realidade presente na obra hoje, senão como deveria ser? Se Sim, o que fazer para continuar?
3)resumir
3 característicasprincipais da obra e preencher no template da carta, no ítem Montar Cartas do link Criar Jogo link abaixo. (aqui colocar o link)
4) * imprimir os códigos em 2D (QR codes) de cada imagem ou copiá-los inserindo uma folha sulfite sobre a tela do PC ou smartphone. Ao copiar cuide para não ultrapassar o tamanho do círculo do tabuleiro.
5) * colar os QR codes nos espaços indicados pelas formas geométricas no tabuleiro.
REGISTRE A PESQUISA
Insira toda a pesquisa teórica realizada no ambiente virtual e o professor/mediador elabora as questões que estimulam a leitura das imagens aos alunos (veja exemplos abaixo) colocar link para CARTAS DO MEDIADOR
IMAGEM 1 (círculo)
Escreva o título da imagem 1(carta CÍRCULO[1]):
______________________________________________________
Título da obra, Artista, técnica e ano da obra da IMAGEM 1(carta CÍRCULO):
______________________________________________________________
Característica 1 :______________________________________(oque escrever?)1
Palavrachave:______________________________________________________
Característica 2: ______________________________________(oque escrever?)2
Palavra chave:______________________________________________________
Característica 3: ______________________________________(oque escrever?)3
Palavrachave:______________________________________________________
IMAGEM 2( retângulo)
Escreva o título da imagem 2(carta QUADRADO):
______________________________________________________
Título da obra, Artista, técnica e ano da obra da IMAGEM 1(carta CÍRCULO):
______________________________________________________________
Característica 1 :______________________________________(oque escrever?)
Palavra chave:______________________________________________________
Característica 2: ______________________________________(oque escrever?)
Palavrachave:______________________________________________________
Característica 3: ______________________________________(oque escrever?)
Palavrachave:______________________________________________________
IMAGEM 3 (triangulo)
IMAGEM 4 (quadrado)
IMAGEM 5 (pentagono)
IMAGEM 6 (hexagono)
IMAGEM 7 (heptagono)
IMAGEM 8 (infinito)
IMAGEM 9 (pontos)
IMAGEM10 (alvo)
[1]A IMAGEM aqui inserida poderá ser colada na carta com o adesivo que vem junto com baralho sobre o circulo. Após mudar o jogo recomenda-se tirar este adesivo colado e inserir um novo, ou fazer uma releitura da imagem que se busca estudar.
CARTAS DO MEDIADOR
Questões para estimular os jogadores a lerem as imagens e criarem as Regras de Ação.
Carta 1:questões de interpretação pessoal
O que você sentiu ao ver a imagem? Quais sentimentos?
Como você se sentiria se estivesse dentro da obra? Se você pudesse estar dentro da pintura, em qual lugar você gostaria de estar?
O que será que é possível fazer para manter esta imagem hoje ou a modificação dela na nossa vida? A arte pode ajudar?
Carta 2:questões descritivas
Você pode pesquisar sobre a imagem ou responder a algumas destas questões:
Há objetos,paisagem, retratos, animais nesta obra? Qual estilo de pintura?
Quais as cores que prevalecem? São cores quentes? São cores Frias? Neutras?
Quais as formas predominantes na imagem? Formas arredondadas? Retas? Que efeitos criam? De movimento ou estáticas?
Carta 3:questões descritivas
Existem símbolos, marcas? Eles fazem parte da nossa cultura?O que significam?
Que tipo de texturas existe na imagem? Lisa grossa, áspera? Em quais elementos?
Que efeitos visuais o artista conseguiu?
Há contraste dos elementos?
Há uma figura central? Há algum elemento que dá equilíbrio ou desiquilíbrio?
Como é o tratamento da cor em relação às formas? Há contraste? Há volume?
Como é o fundo? Qual a relação entre a figura e fundo?Completam-se ou se separam?
Carta 4: questões do contexto
A realidade da obra é a mesma de hoje?
Há algo em comum com a nossa vida hoje?
Você já viu alguma imagem semelhante a esta em sua vida?
Você pintaria uma imagem assim hoje? Como seria esta imagem?Que elementos, objetos, paisagens ou seres você acrescentaria?
É possível viver com a realidade presente na obra hoje, senão como deveria ser? Se Sim, o que fazer para continuar?
Faça uma releitura das imagens
Desenhe com caneta permanente sobre as cartas ou desenhe nos adesivos e cole sobre as áreas marcadas nas cartas.