O que é o Jogo
ST'Arte Jogo Artístico
E m ST'Arte Jogo Artístico, você é o investigador e o criador de um som, um gesto, uma fala ou um desenho da imagem artística observada, no divertido jogo de cartas.
ST'Arte personalize o seu jogo
O ST'Arte Make, plataforma para personalizar um jogo de cartas em que a diversão está na criação e execução do som, do gesto, da fala ou do desenho que representa a imagem observada. Os professores são mediadores e os alunos protagonistas na investigação desta leitura imagética.
Como Jogar
Regras de Ação
Conteúdo
Regras Fixas
A lém das cartas com dez imagens artísticas, o baralho ST’Arte possui mais cinco cartas especiais que produzem diferentes efeitos durante o jogo. Essas cartas determinam se o jogador será beneficiado por uma carta coringa, (pode ser jogada durante qualquer momento do jogo, independentemente da carta que se encontra no topo de descarte).
O participante que jogar essa carta escolhe a próxima cor do jogo (verde, azul, vermelho ou amarelo) ou coringa +2, no qual o jogador seguinte apanha duas cartas e o que descartou escolhe a próxima cor do jogo. As outras três cartas determinam se perderá a vez de jogar, se inverterá o sentido do jogo entre horário ou anti-horário ou se o jogador seguinte apanhará mais duas cartas.
CARTA PULAR
CARTA INVERTER
CARTA COMPRAR DUAS CARTAS
CORINGA COMPRAR QUATRO CARTAS
CORINGA
Níveis
A medida que os jogadores quiserem aumentar o nível de dificuldades, interações, e desafios do jogo, aumenta-se em cada partida a quantia de cartas de Regras de Ação criadas que são marcadas no tabuleiro para a orientação de cada partida.
O jogo inicia com o nível de dificuldade conforme o número de jogadores. Para aumentar o nível seleciona-se mais imagens para executar as ações no jogo.As regras de ação são definidas em conjunto com o grupo.
Pontuação
Após o primeiro jogador se livrar das cartas da mão, os demais somam os pontos das cartas que ficaram nas mãos. Aquele que atingir 200 pontos primeiro finaliza a partida. O que tiver menos pontos é o campeão. Veja pontuação:
Vencendo
Q uando só restar uma carta ao jogador, ele precisa dizer “ST´Arte”. Se ele não o fizer, terá de comprar 1 carta do monte. Entretanto, isto só é necessário se ele for apanhado por um dos outros jogadores antes de dar sequencia a rodada ( veja penalidades ).
Q uando o jogador não tiver mais nenhuma carta, a partida acabou.
S ão marcados os pontos ( veja pontuação ) e o jogo recomeça. Se a última carta jogada em uma partida for a carta comprar duas cartas ou o curinga comprar quatro cartas, o próximo jogador precisa comprar 2 ou 4 cartas, respectivamente. Estas cartas são contadas na totalização dos pontos. Se nenhum jogador estiver sem cartas quando o monte acabar, o jogo continua na sequencia dos jogadores em que cada um vai eliminando suas cartas da mão quando tiver a correspondente da mesa. Não tendo pula a vez até um jogador eliminar todas da mão.
O vencedor é aquele jogador que tiver menos pontos. Os pontos do jogo são marcados mantendo um total parcial dos pontos com que cada jogador é apanhado no fim de cada partida. Quando um jogador alcançar os 200 (duzentos) pontos, a rodada termina e o jogador com menos pontos é o vencedor, ou seja, aquele que não deixar sobrarem muitas cartas na mão e com valores baixos..
Penalidades
E jogador que se esquecer de dizer “ST’Arte” antes que a penúltima carta toque a pilha de descarte, mas se lembrar (e dizer “ST'Arte”) antes que qualquer outro jogador “perceba”, está salvo e não está sujeito à penalidade.
E s jogadores não podem ser apanhados por não dizer “ST’Arte” depois que o próximo jogador começar a sua vez. “Começar a vez” é definido como comprar uma carta do monte ou tirar uma carta da mão para jogar.
J ogadores que derem palpites aos outros jogadores precisam comprar 1 carta do monte.
S e um jogador jogar uma carta errada ou fazer a regra de ação, fixa ou criada diferente da correspondente a imagem, e isto for notado por qualquer um dos demais jogadores, ele “precisa” pegá-la de volta e comprar mais 1 carta extra do monte